quinta-feira, 26 de abril de 2012

Asma...


O que é?

A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas que, em indivíduos susceptíveis, origina episódios recorrentes de pieira, dispneia (dificuldade na respiração), aperto torácico e tosse, particularmente noturna ou no início da manhã.
Estes sintomas estão geralmente associados a uma obstrução generalizada, mas variável, das vias aéreas, a qual é reversível espontaneamente ou através de tratamento.

 

Quem pode ser afectado?

A asma pode afectar qualquer pessoa, mas tem maior prevalência na população infantil e juvenil.

Quais são os sintomas?

Suspeita-se de asma em presença se há: tosse com predomínio noturno, pieira recorrente, dificuldade respiratória recorrente e aperto torácico recorrente.

O que provoca ou pode agravar a asma?


Os sintomas de asma podem ocorrer ou agravar-se em presença de:
  • Exercício físico;
  • Infeção viral;
  • Animais com pêlo/penas
  • Exposição prolongada aos ácaros do pó doméstico;
  • Fumo, principalmente de tabaco e lenha;
  • Pólen;
  • Alterações de temperatura do ar;
  • Emoções fortes, principalmente quando desencadeiam o riso ou choro;
  • Produtos químicos inaláveis;
  • Fármacos.

Como é possível identificar as crises de asma e determinar a sua gravidade?

As crises de asma podem ser ligeiras, moderadas, graves e com paragem respiratória iminente, consoante os sintomas.
Mas ter uma crise de asma significa, sobretudo, sentir dificuldade em respirar. As crises muito graves podem pôr a vida em risco, por isso devem-se tomar todas as medidas necessárias para as evitar e estar prevenido para as atacar o mais depressa possível.
Normalmente, as crises instalam-se lenta e progressivamente, pelo que, se a pessoa estiver atenta, tem tempo para usar a medicação (normalmente inalador) correspondente ao tratamento prescrito pelo médico e, assim, afastar o perigo.
Quando a crise persiste, dirija-se a um serviço de urgência.
Nas famílias com crianças asmáticas, a atenção e os cuidados devem ser redobrados.



Curiosidade: No dia 3 de maio comemora-se o Dia Mundial da Asma.



REFLEXÃO:
“A asma é definida como uma doença inflamatória crónica das vias aéreas e que é caracterizada por sensibilidade aumentada da árvore traqueobrônquica a uma multiplicidade de estímulos.”

Fonte:
 youtube

sábado, 21 de abril de 2012

Curiosidade...

A privação do sono pode potenciar doenças cardíacas, stress e depressão da função imunitária.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pacemaker


O que é um pacemaker?




É um dispositivo eletrónico que é implantado para ajudar o coração a manter um ritmo regular.

Desta forma, corrigem-se as bradiarritmias, ou seja, ritmos cardíacos muito lentos. O pace­maker regista continuamente informa­ções sobre o ritmo cardíaco, verificando em particular se o coração está a bater de forma regular ou demasiado lenta. Se estiver a bater com demasiada lentidão, emite pequenos estímulos elétricos, que fazem com que o coração se contraia com a frequência mais adequada.


 
Relato de uma jornalista que assistiu a uma cirurgia


“Dei entrada no Hospital Fernando da Fonseca no início da manhã. A cirurgia estava marcada para as 11 horas e eu ia entrar no bloco operatório. Mas não era médica, nem paciente: foi-me dada a oportunidade de assistir à implantação de um pacemaker, uma cirurgia repleta de mitos, conforme a equipa médica me explicou. O aparelho é indicado em caso de bradiarritmia, uma perturbação do ritmo dos batimentos cardíacos (arritmia), caracterizada por um ritmo cardíaco lento, que pode levar à morte súbita quando não tratada. Palpitações, fadiga, vertigens, tonturas, transpiração irregular, falta de ar, dor de peito e ansiedade são alguns dos sinais que alertam para o problema, sendo que a síncope, ou desmaio, é o sintoma mais aparatoso e o que leva mais frequentemente os pacientes ao hospital.” 



( não recomendado a pessoas mais sensíveis)



 Reflexão
                    
                  O pacemaker é ligado ao coração por um ou mais fios metálicos aos quais chamamos   eléctrodos que produzem estímulos eléctricos. Deste modo é possível regularizar ritmos cardíacos anormais (ritmo acelerado, lento ou mesmo bloqueio do sistema condutor eléctrico do coração). O centro de controlo electrónico do pacemaker, que é um gerador de impulsos, é composto por uma unidade revestida por titânio que geralmente é colocada sob a pele abaixo da clavícula e que é programada pelo médico.




FONTES:






http://saude.sapo.pt/saude-medicina/o-corpo/artigos-gerais/implantacao-de-um-pacemaker.html - Relato de uma jornalista

YOUTUBE - vídeo - implante de um pacemaker



quinta-feira, 12 de abril de 2012

Reflexão: o sangue é um fluido constituído por água e substâncias em solução. Transporta nutrientes e substâncias tóxicas.  Circula pelas artérias e veias do organismo. O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões.Adquire uma tonalidade mais escura, quando perde o seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.



Decidimos ir um pouco mais atrás e começar o blogue com o início da matéria.
Então, vamos falar sobre o sangue.

O sangue é um fluido vermelho constituído por plasma e elementos figurados. O plasma é o componente líquido do sangue, e contém (além de água) proteínas, nutrientes, hormonas, sais e resíduos do metabolismo. Os elementos figurados são:

  • Glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) São as mais abundantes células sanguíneas e contêm hemoglobina. São desprovidos de núcleo e organelos.
  •  Glóbulos brancos (leucócitos) Os núcleos podem assumir diferentes formas.

            Os glóbulos brancos defendem o organismo contra corpos invasores. Os leucócitos recorrem à fagocitose. “A fagocitose consiste na absorção e na digestão de bactérias e partículas estranhas por qualquer célula com capacidade para ingerir material estranho.” – Infopédia.

“A diapedese é caracterizada pela passagem dos leucócitos através da parede dos capilares sanguíneos, vénulas e até arteríolas. Este processo é possível graças à capacidade que os leucócitos apresentam de alterar a sua forma.”

  • Plaquetas: são responsáveis pelo processo de coagulação do sangue. pela sua capacidade de criar coágulos sanguíneos impedindo a saída de sangue dos vasos lesionados.







O sangue desempenha importantes funções no organismo:

  • Transporta substâncias 
  • Remove resíduos
  • Regula a temperatura corporal
  • Participa na defesa do organismo
  • Controla hemorragias