sábado, 2 de junho de 2012

Uma história de peso (...)








Lisboa ,12 de abril de 2012
Querido diário;
Nem sei como começar. Hoje e como é habitual gozaram comigo por ser mais gorda do que as outras raparigas. Senti-me mal comigo mesma, senti-me posta de parte pelos outros, senti-me “fora”. Sei que parece estranho, mas começo-me a preocupar com o que os outros dizem. Hoje ainda nem comi nada, nem vou comer. Não tenho fome * Dentro de dias vou voltar a escrever.
Até daqui a alguns dias .              
Rita




Lisboa, 21 de abril de 2012
Tenho boas notícias, nestes dias emagreci 7 quilos. Já passei para o patamar dos 63 quilos. Gostava tanto de ser como a Sara, pesar só 49 quilos. Já viste , ela com 15 anos pesar 49 quilos. Eu pesava aquilo quando andava no 3º ano. Hoje, foi caminhar de manhã e à tarde . E neste últimos dias não tenho comido assim grande coisa, pois não tenho tido apetite. Bem , vou voltar a correr mais um bocadito.
Dentro de poucos dias volto a escrever para contar mais novidades.
Até breve
Rita




Lisboa, 30 de abril de 2012
Querido diário;
NEM IMAGINAS !  Nem sei por onde começar. Nos últimos dias, como é habitual, fui correr. Farto-me de correr. No outro dia, em educação física, senti-me mal. Senti-me sem forças e desmaiei. Os meus pais ficaram preocupados, mas passados dois dias já não se lembravam de nada. E ainda bem. E nem acredito ainda, já perdi mais 5 quilos , ao todo já lá vão 12 quilos, e já peso 58 . Na verdade tenho feito um grande esforço para não comer nada, só como fruta .
Dentro de dias já peso tão pouco !
Beijitos *
Rita
P.S. Nem contei, mas comecei a vomitar. Mas deve ter sido uma coisita breve.





Lisboa, 12 de maio de 2012
CONSEGUI ! Neste momento peso, precisamente, 40 quilos . Ando a vomitar, cada vez mais. Mas agora sou eu que os provoco, pois assim emagreço mais depressa. Todos na escola dizem que estou muito mais magra e mais fraca. E os meus pais perguntam-me o que se passa, pelas quebras de tensões e desmaios que tenho, mas eu disfarço e digo que não se passa nada. Mas ainda não notaram que estava mais magra, também nem queria que eles reparassem. Vou correr mais um pouquito *
Até breve
Rita


Lisboa, 20 de maio de 2012
Bem, o que trago não são boas notícias. Estou a escrever do hospital. Pelos vistos exagerei demais. Fui parar ao hospital. Acho que tão depressa não volto a fazer isto. Sou como sou. Quem não gostar que não olhe. Desde que tenha saúde é o que mais importa. E prefiro ter mais uns quilos e ter saúde , do que ser mais magra, para agradar aos outros e não ter saúde. Olha, eu vou descansar porque sinto-me muito fraca .
Beijinhos
P.S. Nestes dias, estive a pensar em organizar/criar um blogue para alertar a população, principalmente os jovens, em mais concreto as raparigas. Cada uma é como cada qual e não devemos mudar se nos sentimos bem. Parece que aprendi a lição.
Rita





Reflexão:

Recusam alimentos ou comem demais, fazem exercício sem descanso ou provocam o vómito para não engordarem. São doentes com anorexia ou bulimia nervosas, cujo tratamento é difícil, mas possível.

Estas doenças, em geral, manifestam-se de forma antagónica, mas visam o mesmo: perder peso. O anoréctico não come para emagrecer ou evitar engordar. Com objectivos semelhantes, o bulímico ingere grande quantidade de comida num período curto e, a seguir, provoca o vómito. Ambos exageram no exercício físico e podem abusar de medicamentos diuréticos ou laxantes, com intenção de controlar o peso. Estes fármacos facilitam, respectivamente, a eliminação de urina e fezes. Os anorécticos podem ter crises de bulimia, sobretudo, em momentos de depressão.


A anorexia e a bulimia afectam, sobretudo, mulheres. A primeira é mais frequente nas adolescentes, entre os 12 e os 18 anos. 

A Rita deu conta do seu problema a tempo! E tu, será que estás atento aos teus colegas e amigos? Será que tu próprio não terás este problema? Se desconfiaS de que alguém sofre de anorexia ou bulimia, tenta convencê-lo a consultar o médico de família. Este encaminha-o para uma consulta especializada no hospital. 

Quanto mais cedo for detectado o problema, maiores são as possibilidades de cura.



Também decidimos colocar uma apresentação realizada por nós para o dia da alimentação do ano passado. Esperamos que gostem!






quinta-feira, 24 de maio de 2012

Sistema Urinário

Aprende mais sobre o sistema urinário com esta apresentação realizada por nós! :) Clica nos constituintes deste e aprende !



(pode demorar um pouco a abrir devido ao tamanho do ficheiro)
Para aceder ao site é preciso ter uma conta no moodle da nossa escola 


Reflexão: O Sistema Excretor ou Urinário, para além de eliminar resíduos do metabolismo e também fundamental na manutenção da quantidade de água existente no meio interno e da concentração de substâncias como sais minerais. O Sistema Excretor é constituído pelos rins e pelas vias urinárias.



Fonte: Livro Viver Melhor na Terra Ciências Naturais – 9.º ano de Carlos Campos e Zélia Delgado, Texto Editores.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Jogo...

Para aprenderes mais sobre a alimentação e sobre o sistema digestivo vem jogar o nosso jogo. Clica no Sistema Digestivo e coloca no modo de apresentação.

Sistema digestivo


Reflexão: com este jogo pretendemos mostrar que de uma forma lúdica conseguimos aprender! Esperemos que gostem!

terça-feira, 8 de maio de 2012

O Sistema Digestivo e a Gastroenterite...

Breve resumo sobre o sistema digestivo

O aparelho digestivo encarrega-se de receber os alimentos, fracioná-los nos seus nutrientes (um processo conhecido como digestão), absorver estes nutrientes para a corrente sanguínea e eliminar do organismo os restos não digeríveis dos alimentos. O trato gastrointestinal é composto pela boca, garganta, esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. O aparelho digestivo também inclui órgãos que se encontram fora do trato gastrointestinal, como o pâncreas, o fígado e a vesícula biliar.

·    Gastroenterite

A gastroenterite é uma infeção no sistema gastrointestinal (estômago e intestinos). Atinge adultos e crianças e propaga-se muito facilmente. Os sintomas são a falta de apetite, enjoo e vómitos, diarreia, dor tipo cólica e desconforto abdominal. A base do tratamento é a hidratação. Os líquidos devem ser dados em pequenas quantidades de cada vez. Se houver novamente vómitos tem que se fazer um intervalo de meia hora e depois recomeçar. Os alimentos podem ser iniciados se tolerar. Deve-se evitar comer comidas muito temperadas, legumes e leite. A sopa de cenoura, arroz cozido apenas em água e nestum de arroz ajudam a prender o intestino. Os adultos não necessitam de outras medidas. As crianças e idosos devem ir ao médico se não conseguirem aguentar os líquidos e a comida no estômago. Em alguns casos é necessário hospitalização.




Reflexão :

Abordámos este assunto para dar introdução ao sistema digestivo. A gastroenterite é uma doença bastante comum por isso decidimos realçá-la.

Fonte :

Youtube




sábado, 5 de maio de 2012

Pneumonias


O que é ?

A pneumonia é uma infeção dos pulmões que afecta os alvéolos e os tecidos circundantes.


Causas


A pneumonia não é uma doença única, mas muitas doenças diferentes, cada uma delas causada por um microrganismo diferente. De um modo geral, a pneumonia surge depois da inalação de alguns microrganismos, mas às vezes a infeção é levada pela corrente sanguínea ou migra para os pulmões directamente a partir de uma infeção próxima.


Algumas pessoas são mais propensas a esta doença que outras. O alcoolismo, o tabagismo, a diabetes, a insuficiência cardíaca e a doença pulmonar obstrutiva crónica são causas que facilitam a pneumonia. As crianças e as pessoas mais idosas correm maior risco de a contraírem, assim como os indivíduos com um sistema imunitário deficiente devido a certos fármacos. As pessoas debilitadas, paralisadas ou que sofrem de doenças que afetam o sistema imunitário também correm mais risco de contrair pneumonia.



Sintomas e diagnóstico

A pneumonia provoca alguns sintomas como: tosse com expectoração, dores no tórax, calafrios, febre e falta de ar. No entanto, estes sintomas dependem da extensão da doença e do microrganismo que a causa. Quando a pessoa apresenta sintomas de pneumonia, o médico ausculta o tórax para avaliar a infeção. Na maioria dos casos, o diagnóstico confirma-se com uma radiografia ao tórax que, frequentemente, contribui para determinar qual é o microrganismo causador da doença. Também se examinam amostras de expectoração e de sangue, com o fim de identificar a causa. No entanto, em metade dos indivíduos com pneumonia não se chega a identificar o microrganismo responsável.


Tratamento

Os exercícios de respiração profunda e a terapia para eliminar as secreções são úteis na prevenção da pneumonia em pessoas com alto risco. Quem sofre de pneumonia também tem necessidade de expelir as secreções. Muitas vezes, os indivíduos que não estão muito doentes podem tomar antibióticos por via oral e permanecer em casa. As idosas e as que têm dispneia ou uma doença cardíaca ou pulmonar são habitualmente, hospitalizadas e tratadas com antibióticos por via endovenosa. Também podem necessitar de oxigénio, de líquidos endovenosos e de ventilação mecânica.


Reflexão

A pneumonia é provocada por um agente infeccioso que, habitualmente, penetra nos pulmões por via aérea. Pode ser de origem bacteriana (a bactéria mais comum é o pneumococo), ou de origem vírica (vírus da gripe ou adenovirus). Vários milhões de pessoas desenvolvem pneumonias e grande número morre todos os anos. A pneumonia pode ser, frequentemente, uma doença terminal em pessoas que sofrem de outras doenças crónicas graves.



Fonte : http://www.manualmerck.net/?id=67


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Jogo

Para encerrar este tema ( Sistema  Cardiovascular) joga e descobre o que sabes sobre as doenças cardiovasculares:

http://quizzes.hmsportugal.pt/Sobre_o_Coracao/quiz.swf

Fonte: Harvard Medical School Portugal

Dica...


O exercício regular apresenta muitos benefícios para a saúde.
Diminui a probabilidade de sofrer de doença cardíaca, uma das causas de morte em Portugal, ajudando a reduzir a pressão arterial, a prevenir a diabetes, entre outros.
Por isso já sabe: PRATIQUE EXERCÍCIO FÍSICO!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Asma...


O que é?

A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas que, em indivíduos susceptíveis, origina episódios recorrentes de pieira, dispneia (dificuldade na respiração), aperto torácico e tosse, particularmente noturna ou no início da manhã.
Estes sintomas estão geralmente associados a uma obstrução generalizada, mas variável, das vias aéreas, a qual é reversível espontaneamente ou através de tratamento.

 

Quem pode ser afectado?

A asma pode afectar qualquer pessoa, mas tem maior prevalência na população infantil e juvenil.

Quais são os sintomas?

Suspeita-se de asma em presença se há: tosse com predomínio noturno, pieira recorrente, dificuldade respiratória recorrente e aperto torácico recorrente.

O que provoca ou pode agravar a asma?


Os sintomas de asma podem ocorrer ou agravar-se em presença de:
  • Exercício físico;
  • Infeção viral;
  • Animais com pêlo/penas
  • Exposição prolongada aos ácaros do pó doméstico;
  • Fumo, principalmente de tabaco e lenha;
  • Pólen;
  • Alterações de temperatura do ar;
  • Emoções fortes, principalmente quando desencadeiam o riso ou choro;
  • Produtos químicos inaláveis;
  • Fármacos.

Como é possível identificar as crises de asma e determinar a sua gravidade?

As crises de asma podem ser ligeiras, moderadas, graves e com paragem respiratória iminente, consoante os sintomas.
Mas ter uma crise de asma significa, sobretudo, sentir dificuldade em respirar. As crises muito graves podem pôr a vida em risco, por isso devem-se tomar todas as medidas necessárias para as evitar e estar prevenido para as atacar o mais depressa possível.
Normalmente, as crises instalam-se lenta e progressivamente, pelo que, se a pessoa estiver atenta, tem tempo para usar a medicação (normalmente inalador) correspondente ao tratamento prescrito pelo médico e, assim, afastar o perigo.
Quando a crise persiste, dirija-se a um serviço de urgência.
Nas famílias com crianças asmáticas, a atenção e os cuidados devem ser redobrados.



Curiosidade: No dia 3 de maio comemora-se o Dia Mundial da Asma.



REFLEXÃO:
“A asma é definida como uma doença inflamatória crónica das vias aéreas e que é caracterizada por sensibilidade aumentada da árvore traqueobrônquica a uma multiplicidade de estímulos.”

Fonte:
 youtube

sábado, 21 de abril de 2012

Curiosidade...

A privação do sono pode potenciar doenças cardíacas, stress e depressão da função imunitária.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pacemaker


O que é um pacemaker?




É um dispositivo eletrónico que é implantado para ajudar o coração a manter um ritmo regular.

Desta forma, corrigem-se as bradiarritmias, ou seja, ritmos cardíacos muito lentos. O pace­maker regista continuamente informa­ções sobre o ritmo cardíaco, verificando em particular se o coração está a bater de forma regular ou demasiado lenta. Se estiver a bater com demasiada lentidão, emite pequenos estímulos elétricos, que fazem com que o coração se contraia com a frequência mais adequada.


 
Relato de uma jornalista que assistiu a uma cirurgia


“Dei entrada no Hospital Fernando da Fonseca no início da manhã. A cirurgia estava marcada para as 11 horas e eu ia entrar no bloco operatório. Mas não era médica, nem paciente: foi-me dada a oportunidade de assistir à implantação de um pacemaker, uma cirurgia repleta de mitos, conforme a equipa médica me explicou. O aparelho é indicado em caso de bradiarritmia, uma perturbação do ritmo dos batimentos cardíacos (arritmia), caracterizada por um ritmo cardíaco lento, que pode levar à morte súbita quando não tratada. Palpitações, fadiga, vertigens, tonturas, transpiração irregular, falta de ar, dor de peito e ansiedade são alguns dos sinais que alertam para o problema, sendo que a síncope, ou desmaio, é o sintoma mais aparatoso e o que leva mais frequentemente os pacientes ao hospital.” 



( não recomendado a pessoas mais sensíveis)



 Reflexão
                    
                  O pacemaker é ligado ao coração por um ou mais fios metálicos aos quais chamamos   eléctrodos que produzem estímulos eléctricos. Deste modo é possível regularizar ritmos cardíacos anormais (ritmo acelerado, lento ou mesmo bloqueio do sistema condutor eléctrico do coração). O centro de controlo electrónico do pacemaker, que é um gerador de impulsos, é composto por uma unidade revestida por titânio que geralmente é colocada sob a pele abaixo da clavícula e que é programada pelo médico.




FONTES:






http://saude.sapo.pt/saude-medicina/o-corpo/artigos-gerais/implantacao-de-um-pacemaker.html - Relato de uma jornalista

YOUTUBE - vídeo - implante de um pacemaker



quinta-feira, 12 de abril de 2012

Reflexão: o sangue é um fluido constituído por água e substâncias em solução. Transporta nutrientes e substâncias tóxicas.  Circula pelas artérias e veias do organismo. O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões.Adquire uma tonalidade mais escura, quando perde o seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.



Decidimos ir um pouco mais atrás e começar o blogue com o início da matéria.
Então, vamos falar sobre o sangue.

O sangue é um fluido vermelho constituído por plasma e elementos figurados. O plasma é o componente líquido do sangue, e contém (além de água) proteínas, nutrientes, hormonas, sais e resíduos do metabolismo. Os elementos figurados são:

  • Glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) São as mais abundantes células sanguíneas e contêm hemoglobina. São desprovidos de núcleo e organelos.
  •  Glóbulos brancos (leucócitos) Os núcleos podem assumir diferentes formas.

            Os glóbulos brancos defendem o organismo contra corpos invasores. Os leucócitos recorrem à fagocitose. “A fagocitose consiste na absorção e na digestão de bactérias e partículas estranhas por qualquer célula com capacidade para ingerir material estranho.” – Infopédia.

“A diapedese é caracterizada pela passagem dos leucócitos através da parede dos capilares sanguíneos, vénulas e até arteríolas. Este processo é possível graças à capacidade que os leucócitos apresentam de alterar a sua forma.”

  • Plaquetas: são responsáveis pelo processo de coagulação do sangue. pela sua capacidade de criar coágulos sanguíneos impedindo a saída de sangue dos vasos lesionados.







O sangue desempenha importantes funções no organismo:

  • Transporta substâncias 
  • Remove resíduos
  • Regula a temperatura corporal
  • Participa na defesa do organismo
  • Controla hemorragias